Valadares

Medidas programáticas para Valadares

Mais Património Natural

Valadares tem uma zona litoral de grande riqueza natural e biodiversidade. Porém, estes locais não têm recebido a atenção e manutenção necessária por parte da CM, que frequentemente entrega a privados esta tarefa.

Para nós, urge pressionar a Câmara Municipal a rever o regulamento de concessões na linha do mar de Valadares. Todos têm o direito de estar na praia, especialmente no verão, sem barreiras que os impeçam de usufruir deste espaço.

Reconhecemos o papel importante dos bares de praia, que são os responsáveis por garantir a vigia das praias na época balnear.

Porém, a Câmara não deve promover concessões de forma excessiva de forma a não interferir na capacidade de usufruto por parte dos cidadãos.

Sabemos que a praia de Valadares tem diminuído década após década e esse fenómeno natural é irreversível.

Perante o mesmo, urge que cuidemos do espaço que ainda nos resta, e do rio de Valadarinhos que nesta praia desagua.

Mais Acessibilidade e Mobilidade

Não basta pugnar por espaços onde viver em comunidade se não há ruas acessíveis a todas as pessoas.

Várias ruas em Valadares não têm passeios. O argumento é a falta de espaço — mas o que querem dizer é: falta de espaço para as pessoas, porque tem de haver espaço para os carros.

Nós rejeitamos essa justificação e colocamos as pessoas no centro. Se a rua é estreita, que seja uma rua pedonal, e que os carros, que podem percorrer maiores distâncias, possam ter um percurso alternativo.

Nas ruas em que os peões e os carros se cruzam, o piso da estrada não pode ser uma condição que leve a acidentes.

Sabemos que este é um tópico que ultrapassa a competência da junta de freguesia. Isso não nos deve demover de fazer a pressão exigida aos órgãos competentes.

Mais Comunidade e Mais Cultura

Valadares é a casa do único Cineteatro do concelho, o Cineteatro Eduardo Brazão. A Câmara Municipal, que coordena a programação do mesmo, pouco o valoriza e o utiliza, porque não é no centro da cidade.

Devemos trabalhar em conjunto para a sua dinamização, que contribuirá para devolver a vida social e cultural aos valadarenses.

Mas queremos também que a vida social e cultural dos valadarenses se possa viver na rua. Queremos espaços dotados de sombras, com espaços dedicados a atividade física e à educação.

Um jardim como o do Largo da Igreja faz falta em todos os cantos de Valadares, com sítio onde os fregueses possam conviver entre si e com a natureza.

Propomos a criação de bibliotecas itinerantes — um projeto simples, com poucos custos, que existe já na Madalena, por exemplo.

Queremos fomentar políticas intergeracionais que possibilitem o crescimento coletivo — com atividades que criem pontes nas diferentes fases da vida, desde o teatro ao artesanato, em conexão com as associações da nossa freguesia.

E comprometemo-nos a lutar junto dos órgãos municipais pela implementação de uma rede de creches e lares públicos que inclua Valadares.

Lista candidata

#1 — Matilde Costa Alves (LIVRE)

Matilde Costa Alves, 25 anos, nasceu em Mafamude, é natural da Aguda, Arcozelo, viveu em Gulpilhares e cresceu em Valadares.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Foi estudante-trabalhadora desde os 21 anos, tendo trabalhado nas áreas da comunicação social e do atendimento ao público, e foi assim que reforçou o que sempre soube: apesar do Direito, aquilo que gosta de fazer é ajudar a passar uma mensagem.

Ao longo da sua formação, fez trabalho voluntário com associações locais pelos direitos dos refugiados e com coletivos feministas. 

Está no partido LIVRE desde 2022, no qual participa ativamente através do Núcleo Territorial do Porto desde 2024.

#2 — André Videira (BLOCO)
#3 — Cristina Félix (LIVRE)
#4 — Elvira Oliveira (INDEPENDENTE)
#5 — Pedro Peixoto (LIVRE)
#6 — Ernestina Almeida (BLOCO)
#7 — Henrique Pereira (INDEPENDENTE)
#8 — Hélder Fontes (LIVRE)
#9 — Luísa Silva (BLOCO)
#10 — David Silva (INDEPENDENTE)
#11 — Francisco Simões (INDEPENDENTE)
#12 — Raquel Pichel (LIVRE)
#13 — José Cardoso (BLOCO)
Suplentes
#14 — Daniela Quaresma (INDEPENDENTE)
#15 — Marta Pereira (LIVRE)
#16 — António Pinto (BLOCO)
#17 — Selena Pereira (INDEPENDENTE)
#18 — Maria do Carmo Sousa (BLOCO)